quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"O polícia e o Ladrão"

   O sítio HelpKidzLearn  é uma das propostas do Centro de Recursos deste blogue. Na secção "Stories", encontra pequenos vídeos mudos que podem servir de ponto de partida para diversas actividades.
  A Sara, do 4º ano, seleccionou o vídeo "Catch that Crook" e assistiu duas vezes. 
  Depois, contou a história oralmente e escreveu-a no caderno diário, atribuindo-lhe um título.
  Trabalharam-se áreas como a memória visual, a comunicação expressiva, a caligrafia e a correcção morfo-sintáctica.
  Finalmente, a Sara escreveu o mesmo texto, já trabalhado, no teclado do computador, enquanto a professora ia ditando.  A aluna também foi capaz de ilustrar o seu texto. Bom trabalho!


Pontos Fortes deste Recurso: a pequena história está sequenciada em acções curtas que avançam ao ritmo da criança. Esta pode ir clicando no rato ou na barra de espaço do computador. A história não é dialogada mas é animada com música ou sons, o que contribui para a manutenção da atenção. Ao reiniciar a história, podemos ir testando a memória visual da criança, pedindo-lhe que se recorde do que vai acontecer a seguir. Para além de permitir o treino da memória imediata, este recurso também permite treinar a atenção/concentração e a comunicação expressiva.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apresentação de Trabalhos



Objectivos desta publicação: trabalhar o Capítulo  Interacções e relacionamentos interpessoais (C.I.F.-C.J.), nomeadamente estimular o aluno Rui L. para os interesses escolares, fomentar a auto-estima e a confiança nas suas capacidades e ajudá-lo a aprender a lidar com situações novas.

A tradição também chegou à E.B.1 do Pinheiro


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Véspera de S. Martinho na E.B.1 da Sr.ª do Monte

No âmbito das celebrações do Dia de S. Martinho, foi desenvolvida uma actividade temática, com vista a desenvolver algumas das áreas de intervenção prioritária contemplada nos P.E.I.s das alunas desta escola/J.I.



Objectivo da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver a linguagem e a comunicação, desenvolver as capacidades de observação/raciocínio, desenvolver o sentido estético e a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.