segunda-feira, 26 de abril de 2010

BOOHBAH!

BOOHBAH é um programa para crianças inspirado num programa de televisão Inglês com um formato que desenvolve a criatividade de pensamento e de movimento. Foi desenhado para encorajar reacções nos seus pequenos utilizadores. Combina movimento que as crianças podem imitar, cor e sons, estimulando o raciocínio. As crianças divertem-se tentando adivinhar o que vai acontecer a seguir...

É um recurso que tenho usado com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, intercalando com actividades que requerem um esforço mental mais elevado. Encontra-o neste blogue na categoria "Recursos...".

Sítios da Internet de referência

Alguma informação sobre alguns dos recursos que muito utilizo e que estão à disposição na Internet (ver Recursos... neste Blogue).

JUNIOR.TE.PT é uma página da Internet para crianças adequada aos três diferentes níveis etários que abrangem a Educação Pré-escolar, o 1º Ciclo e o 2º Ciclo do Ensino Básico. A página da Internet “Júnior” do Grupo Texto Editora dedicada às crianças, contempla várias secções, de material lúdico e didáctico, tais como os Contos, Concursos, Jogos, Sabias que..., Vamos fazer, Mundo Animal, Desporto, Música, entre muitos outros. Tendo sempre em vista corresponder às exigências dos mais novos, numa busca constante por divulgar informação relevante, o site Júnior desenvolve um trabalho activo de pesquisa e actualização.


Este projecto é desenvolvido pela Porto Editora. Contém actividades on-line para as áreas disciplinares do 1º ciclo do Ensino Básico, tais como o Sítio da Matemática ou o Sítio das Palavras. Disponibiliza ainda ideias para jogos, histórias, oficina de expressão plástica, entre outros conteúdos didácticos.


A Cidade da Malta foi desenvolvida no âmbito do programa Aveiro – Cidade Digital. Esta página de Internet permite a realização de jogos on-line, histórias, disponibiliza informações sobre a actualidade, entre outras actividades lúdicas e didácticas.


O projecto Eu Sei! consiste num portal de jogos e actividades para todas as áreas do jardim de infância, do 1º ciclo e do 2º ciclo de escolaridade. Todos os professores podem contribuir com os seus jogos/actividades, sugestões de links, planos de aulas e descrição de boas práticas pedagógicas. Os alunos podem realizar qualquer jogo ou actividade on-line, e o seu nome ficará registado na lista de participantes.



O projecto designado “Portal dos Catraios” tem como principal objectivo favorecer a comunicação entre as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância e, destas, com a comunidade em geral, com as crianças e seus pais ou encarregados de educação em particular, nomeadamente através de conteúdos lúdicos e didácticos. O Portal dos Catraios pretende ser um sítio na Internet de referência, não só para as crianças, mas também para os seus professores ou educadores, pais ou encarregados de educação... Pretende dinamizar uma comunidade que crescerá e desenvolverá sinergias naturalmente, disponibilizando informação de todos para todos.

O Cantinho da Teresa é um portal desenvolvido por uma professora do Ensino Primário e contêm diversos recursos educativos tanto por professores como por alunos. São disponibilizadas fichas, testes on-line, actividades, entre outros recursos, para todas as disciplinas leccionadas no 1º Ciclo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Viajando até aos planetas das letras

O Caminho das Letras é um site lançado pelo Ministério da Educação para estimular a aprendizagem da leitura. Resultou de uma parceria entre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas - CITI e o Plano Nacional de Leitura - PNL.


Oferece às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, textos e sons muito apelativos, que lhes despertarão a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos.
Tem sido um recurso de muitas vantagens: permite associar letra ou conjuntos de letras, som, imagem, vídeo e jogos, ampliar e diminuir o tamanho de letra e trabalhar a fluência da leitura de textos na secção de Livros Digitais, podendo-se avançar e retroceder as páginas do livro como se a criança o tivesse na mão. Também tenho usado este recurso com alunos com défice auditivo e/ou dificuldade na articulação de paravras. À medida que vai acertando, os estímulos sonoros positivos (palmas) são, sem dúvida, motivadores.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Internet: um recurso indispensável nas nossas escolas


O G. do Jardim de Infância adora actividades da Internet. Com estas actividades, consegue concentrar e dirigir a atenção, aumentando gradualmente os tempos de atenção/concentração e, desta forma, adquirir linguagem e conceitos básicos tais como a cor, tamanho, forma, quantidade, comprimento, igual/oposto (...). Desta forma, tenho procurado facilitar o recurso ao computador e, sempre que possível, à Internet de forma a variar as actividades. Infelizmente o acesso à Internet nem sempre é facilitado nas nossas escolas: computadores por instalar, ligação deficiente ou mesmo inexistente...

O G. esteve a ouvir contos tradicionais num sítio da Internet chamado Júnior. Na minha opinião, é uma actividade muito mais aliciante para as crianças do que ouvirem a minha leitura de um conto, mesmo sendo a mais expressiva. E acreditem que sou uma acérrima fã do contacto com os livros!É, de facto, a nova sociedade tecnológica em que vivemos! Um estudo publicado no Público diz que hoje «é mais fácil ler e escrever que falar e ouvir» (in http://www.clube-de-leituras.pt/index.php?s=destaques&catid=5&id=509&accao=tab3#tab3). Por isso, temos que tirar partido das ofertas tecnológicas, apesar das suas muitas desvantagens...
Para que a história avance, o G. deve clicar numa seta. Nestes momentos de pausa, a professora aproveita para explorar palavras difíceis em termos de significado e articulação.



O G. também soube responder a algumas perguntas sobre a história porque esteve muito atento. É que a professora queria ter a certeza de que ele a estava a compreender tudo. Muito bem G. !

Vejam só a ilustração da história que acabou de ouvir/ver. Fantástica não acham?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Educação emocional

Para alguns autores, Elias & Friedlander, incentivar as crianças a falar sobre os seus sentimentos é algo que deveria ser exercitado desde que as crianças conseguem compreender o conceito de alegria, medo, tristeza, raiva e ciúme. Sabemos, hoje, que as crianças são capazes de sentir os mesmos sentimentos que o adulto desde pequenas, só não sabem como compreendê-las e expressá-las e isso precisa de ser aprendido.
Para trabalhar a sua auto-estima, comecei por apresentar ao aluno várias cartolinas de cor diferente e pedi-lhe que escolhesse uma para fazer uma listagem do que conseguia fazer e outra para fazer uma listagem do que não conseguia fazer.
Esta actividade desenrolou-se com muita naturalidade e permitiu à criança exprimir os seus sentimentos.

Face à discrepância entre as duas listagens, a conclusão é óbvia: a criança é detentora de inúmeras competências. O aluno percebeu isso facilmente e ficou muito contente. Soube também identificar as situações do dia-a-dia em que devia tentar modificar a sua atitude face situações em que não tinha tanto sucesso. Conversámos um pouco sobre essas situações e concluímos que o importante não é ganhar ou perder mas, sim, participar!

A estratégia seguinte foi elaborar uma folha de registo em que registaríamos em conjunto todas as atitudes do aluno. O aluno concordou e propôs que o recompensasse se o resultado fosse a alteração da sua atitude face ao fracasso.
E foi este o nosso compromisso!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Crucigrama

Objectivos da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, fomentar a linguagem, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver as capacidades de leitura e escrita, desenvolver o sentido estético. Desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.

Crucigrama

1º Pedi aos alunos do 4º ano( H., S. e C.) que escolhessem uma palavra qualquer e a escrevessem na vertical, no centro de uma folha branca. Depois, pedi-lhes que construíssem um crucigrama a partir dessa palavra.

Para o efeito, forneci-lhes jornais e revistas e pedi-lhes que procurassem palavras, as recortassem e colassem na horizontal, encaixando-as, assim, na primeira palavra escolhida por eles. Quando terminaram, aprendemos a procurar no dicionário de Língua Portuguesa o significado de todas as palavras encontradas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Explorar o material Cuisenaire no J.I.

Descobrimos um jogo novo no Jardim de Infância: o Cuisenaire (de que já falámos aqui).
Contruímos, contámos, medimos..., ou seja, estamos a desenvolver a aprendizagem do cálculo e o raciocínio numérico. O G. resolveu este exercício com facilidade. Já sabe contar até 10!

A dificuldade aumentou aquando da correspondência de cor. O G. está a aprender a identificar as cores.

Mas quem é que perdeu a peça amarela? O G. contornou rapidamente este problema técnico. Muito bem!

domingo, 4 de abril de 2010

Vamos fazer exercício!

Fintas à Figo

Finalmente, vamos preparar as pernas para fazerem muitas fintas à Figo.
Para este exercício precisámos de mais espaço. Procurámos um lugar onde podessemos correr.
Colocámos vários arcos seguidos e alguns pinos ou mecos em linha recta, com cerca de meio metro de intervalo entre cada um deles. Se não tiveres os tais mecos, podes usar como obstáculo o que tu quiseres: garrafas de plástico, baldes ou outros objectos do género. Nós usámos um vaso pequeno virado ao contrário.
O que tens de fazer é contornar os obstáculos, ou seja, em corrida rápida tens de andar aos SS à volta dos obstáculos sem deitar nenhum ao chão. Podes tentar as vezes que quiseres até conseguires.
Mas não vale afastares-te muito da linha de obstáculos, porque assim torna-se demasiado fácil.
Faz cinco corridas para cada lado; se cair um objecto, começa de novo. Não desistas!
Na nossa escola nem precisamos de grandes recursos. A própria disposição das árvores no jardim permite fazer grandes corridas de obstáculos, não achas? Agora sim! Já estás pronto para o futebol J.P.!
Os jogadores treinam duas vezes por dia, mas sempre sem esquecer as regras de segurança.
Vamos lá, campeão!